Artes, negócios, diversão e comportamento.

6 dicas para reduzir a negatividade à nossa volta.

Alzira Andrade em mais uma gentil tradução e adaptação de artigo do site la mente es maravillosa!

Poucas coisas nos afetam tanto quanto a negatividade que se instala à nossa volta. A negatividade suga nossa energia, desvia nossa atenção e reduz nosso rendimento. A negatividade começa aos poucos, vai se infiltrando em nossa vida e nos faz cada vez mais infelizes. 

No caso de sermos “vítima” de um ambiente negativo, é importante fazer o possível para não nos deixar afetar, agindo com responsabilidade, atentos a melhorar dia a dia e concentrados em nossos objetivos pessoais. Juntos podemos criar um ambiente agradável e positivo. Eis algumas dicas: 

  1. 1 – Buscar a coerência sobre o que dizemos e o que fazemos. Não se achar melhor ou mais do que os outros simplesmente pela posição hierárquica que ocupamos.

  1. 2 – Quando necessitar que alguém faça algo evite impor o argumento do porque sim. Lembre-se que a pessoa merece respeito e deve ser previamente comunicada. Isso é fundamental para líderes, chefes, professores, pais que de alguma forma coordenam ações coletivas.

  2. 3 - Quando precisar de algo, diga: – por favor. Solicitar como um pedido, não como imposição e agradecer são gestos que fazem o dia a dia mais agradável.

  3. 4 - As pessoas sentem-se melhores quando decidem fazer algo por vontade própria. Sentem-se respeitadas quando são consultadas do que têm que fazer e de alguma forma decidem como e quando fazer. Essa escuta facilita a comunicação e motiva a responsabilidade melhorando o ambiente. Pessoas ouvidas se sentem estimuladas e comprometidas, mais do que pessoas que obedecem ordens passivamente.

  4. 5 - Outra maneira de reduzir a negatividade ao redor é permitir que as pessoas opinem sobre o que tem que fazer e que se expressem como se sentem. Se elas não falam, se são inibidas, observe como elas se expressam através do corpo. Se estiverem com postura desanimada, “pra baixo”, chateadas, olhos tristes, poucos sorridentes, é importante conversar e estimular para que se sintam integrados e positivos. 

  5. 6 – Busque informar as pessoas dos acontecimentos importantes sobre seu empreendimento e crie ambientes de conversação e interação. Procure agir de forma atenciosa para que todos sintam-se importantes e fazendo parte de um todo, comprometidos com um propósito maior, com um objetivo significativo. 

Tradução e adaptação do idioma espanhol de Alzira Andrade de artigo do site la mente es maravillosa! 

 

Fotos

Compartilhar

Deixe o seu comentário