Artes, negócios, diversão e comportamento.

A importância de uma atitude positiva

Alzira Andrade gentilmente traduz mais um texto relevante sobre o comportamento positivo, direto do site “La mente es maravillosa”!

A maneira de pensar determina o estado de ânimo.

A maneira de pensar determina o estado de nossas emoções. A forma como pensamos será a forma como sentimos.

Não são os acontecimentos que nos fazem sentir melhor ou pior, é a interpretação interior que fazemos sobre o que acontece que determina se ficamos melhor ou pior.

Diante de um mesmo acontecimento várias pessoas reagirão de maneiras diferentes. Imaginemos, por exemplo, que alguém tem uma corrente com um pingente, que tem um grande valor sentimental e que quer guardar como lembrança para sempre, pois foi um presente que ganhou de pessoa muito querida. Um dia um ladrão empunhando uma faca lhe dá um soco deixando-o com olho roxo e roubando a preciosa medalha.

Três maneiras diferentes de reagir ao mesmo acontecimento:

Primeira pessoa : 100% negativa

Sente muita dor pelo golpe que recebeu no olho e reclama repetidamente do quanto foi horrível ser abordada por aquele violento marginal, que lhe roubou a corrente da qual gostava tanto.

Seus pensamentos são 100% negativos, não vê absolutamente nada de bom no que passou e pensa que poderia ter vindo por outra rua ou se estivesse em outro lugar nada disso teria acontecido.

Pensamentos 100% negativos trazem emoções 100% negativas, que trazem impotência, auto piedade, ataque de ansiedade, culpa, etc

Segunda pessoa : 60% negativa 40% positiva

É claro que se nos acontece algo negativo ficamos mal, porém a diferença do comportamento anterior é que apesar de negativo existe um outro pensamento positivo, tranquilizador e isso equilibra um pouco as emoções, diminuendo a sensação de mal estar. Apesar de ter perdido algo tão precioso e estar com o olho roxo, poderia ser muito pior, pelo menos está viva e sente um pouco de alívio por isso. Pensando assim, fica  mais suportável superar essa situação.

A maneira de pensar muda as coisas. Todos nós já nos perguntamos alguma vez: como tal pessoa aguenta os problemas que tem? Que fortaleza!

Na realidade essas pessoas que encaram melhor as adversidades da vida olham as coisas de maneira otimista e esperançosa visando o futuro,  agarram-se as coisas pequenas da vida, às necessidades básicas.

Terceira pessoa : 100% positiva – Atitude positiva que se agarra à vida.

Essa pessoa se agarra ao valor da vida  como princípio. Apesar de sentir-se triste por ter sido roubada, e sentir dor por ter sido agredida, sente alegria por estar viva. Tem mais resiliência – capacidade de aceitar as coisa ruíns que acontecem – e  acredita que teve sorte em permanecer viva, diz: foi só um golpe no olho. Renega o negativo e se agarra à vida com unhas e dentes, porque o que mais pesa na balança é a alegria de permanecer viva, por isso suas emoções estão mais sob seu controle o que não acontece nos exemplos acima. Depende da maneira como pensamos, algo nos afeta em excesso, moderadamente ou nada.  Todos os acontecimentos tem muitas matizes, as coisas não são pretas ou brancas. As vezes fica difícil olhar para determinado acontecimento com positividade, porém a prática da observação e reflexão de nosso comportamento pode nos auxiliar a reagir com mais otimismo.

Fotos

Compartilhar

Deixe o seu comentário