Artes, negócios, diversão e comportamento.

4 fatores que dificultam o sucesso das equipes.

Uma análise sobre comportamentos que dificultam trabalhar em equipe. Por Mauro Henrique Toledo.

Quatro fatores complicadores do trabalho em equipe quando falta a qualidade da comunicação.

A ausência de confiança.

Surge fundamentalmente da falta de disposição da pessoa em mostrar-se vulnerável frente aos outros. Ao não abrir-se a aos outros expressando suas opiniões, dificuldades e fragilidades, a pessoa torna impossível a conversação honesta e transparente, o que impede a construção dos laços de confiança.

O medo do conflito

Quando há o medo do conflito as conversações são superficiais, os comentários são triviais, cuidadosos, pouco criativos e nada assertivos. Num ambiente em que falta confiança a pessoa torna-se incapaz de integrar-se de forma livre às discussões, debates e exploração de ideias que possam ou não vir a ser realizadas através de consenso.

A falta de compromisso.

Quando a pessoa teme o conflito e não expressa suas opiniões de forma livre é comum ela apenas fingir estar de acordo com o “consenso” estabelecido. Ao não se envolver e não se comprometer com integridade a pessoa acaba fragilizando a si próprio e ainda sobrecarrega aqueles que se comprometem em doar-se para fazer o melhor.

A irresponsabilidade.

Quando a pessoa não se manifesta, não se compromete e não se envolve com a construção da confiança do grupo ela também dificulta que as pessoas entusiasmadas e dedicadas chamem sua atenção e a alertem sobre ações e condutas suas que possam dificultar a obtenção dos resultados definidos e esperados pela equipe. 

Compartilhar

Deixe o seu comentário