Artes, negócios, diversão e comportamento.

Gestão coach em estado de arte na VIVO

Uma jornada de aprendizagem em liderança e gestão com teatro coach e interatividade.

Em 11 de março de 2015 tive a honra de promover e celebrar evento de capacitação em comunicação comportamental líder coach para gerentes de contas varejo e revendas VIVO SP. Com a confiança dos diretores tive a liberdade de propor atividades e vivências de Teatro Coach que fujam do lugar comum palestra x plateia-ouvinte. Claro que este modelo de palestra tradicional ainda é útil e funcional para transmissão de conteúdo, mas é pouco ou nada criativo e efetivo quando o objetivo é aprendizagem que envolve conversação, interação e compartilhamento de contextos, emoções e experiências diversas humanizantes.

E foi assim que durante 1h30 vivemos uma jornada de aprendizagem, quando juntos mais de 100 pessoas fluímos, nos divertimos e interagimos permitindo que a própria interatividade conduzisse a ação criativa compartilhada:

Em vez de discurso-púlpito-power point > arte, música, atividades compartilhadas, diálogo e conversações.

Em vez de plateia ouvinte > pessoas interagentes, apreciação investigativa, círculos com reflexões coach com teatro e improvisação.

Em vez de palestra-curso-aula > descurso, jornada de aprendizagem.

Em vez de conteúdo formatadinho > exploração das diversas experiências dos vários contextos de relações comportamentais de liderança e gestão.

Em vez de esforço intelectual concentrado de indivíduos arrebanhados > fluir emocional de pessoas se acoplando emocionalmente em rede.

Em vez de trabalho árduo, repetitivo e estafante > atividade prazerosa, jogos lúdicos com improvisações teatrais em forma de diversão e game.

Em vez de transmissão de informação > diálogos de invenção, co-criation e co-working.

Em vez de controle > liberdade, emoções e razões colaborativas e conhecimento compartilhado com foco em preparar-se para agir nas situações-problemas.

Agradeço aos líderes da VIVO por ousarem pensar a agir com inovatividade na condução de programas de aprendizagem para seus gestores comunicadores. Chega da velha fórmula do networking individual e da transmissão de conteúdo. Chegou a vez dos encontros de netweaving para co-criation e co-working.  

Pensar e agir com coach para gestão é empoderar equipes respeitando e motivando as pessoas como seres capazes de aprender, comunicarem-se, compartilhar conhecimentos e emoções e agirem para mudar o que precisa ser mudado. Porque pensar e inovar como líder coach é confiar nas pessoas, sem o jogo mesquinho, estressante e desgastante do poder que a tudo quer controlar e fazer obedecer. Motivar mais do que convencer. 

Ps.: Meus agradecimentos à minha parceira Alzira Andrade pela conversação estimulante que orientou a construção da proposta VIVO Coach e ao pensador Augusto de Franco da Escola de Redes pelo conhecimento acrescentado às nossas práticas Teatro Coach em comunicação comportamental, oratória moderna e falar em público, principalmente seus estudos da nova ciência da comunicação, netweaving, democracia e redes sociais e investigações sobre padrões de organizações sociais e empreendimentos compartilhados. 

Fotos

Compartilhar

Deixe o seu comentário