Artes, negócios, diversão e comportamento.

Erros que determinam o Líder nota ZERO. Aprenda a corrigí-los.

Inspirado no artigo de Pablo Tovar, Alzira Andrade reflete sobre 9 Condutas padrões que atrapalham o sucesso de um líder.

Partindo do pressuposto que todos temos um pouco ou muito desses comportamentos abaixo, sem resistência leia com atenção e aproveite ao máximo para ampliar o autoconhecimento e tornar seus Relacionamentos Interpessoais mais efetivos.

Escolha os que maior impacto causam danos aos seus relacionamentos e os que podem ampliar suas qualidades enquanto líder.

  1. 1. Querer ganhar em qualquer situação. Alto grau de competitividade. Ex: Aquele que compete até com o filho ou filha e fica chateado se perder.

Dica de conduta: Flexibilidade adequando-se ao contexto. Desenvolver a capacidade de perceber que as circunstâncias exigem comportamentos diferentes.

  1. 2. Mostrar-se superior ou mais inteligente. Minimizar as conquistas dos membros da equipe por já ter vivenciado experiências anteriores. A intenção pode ser de acrescentar algo, mas resulta num desestímulo do indivíduo. Ex: Alguém  lhe dá uma boa ideia e você diz que a ideia é boa mas que poderia ser melhor se…
  2. Dica de conduta: Valorizar sugestões e explorar as novas ideias. Quanto mais alto sua posição mais necessidade você tem de dar crédito a seus colaboradores.

  1. 3. Julgar. Ouvir sem julgamento todo comentário que pedir ou escutar, mesmo que seja contra o seu ponto de vista.

Dica de conduta: Evitar julgamentos e preconceitos. Manter-se neutro, interessado e grato traz menos desgastes às relações.

 4. Comentários Destrutivos. Franqueza em excesso, mesmo que dita com  ironia e ou sarcasmo, pode causar sérios danos as relações, pois a pessoa vítima desses comentários mesmo que diga que perdoa pode não esquecer nunca mais.                            Dica de conduta: Brincar exige permissão da pessoa com quem se brinca e isso é uma conquista atingida com simpatia e empatia.

 5. Começar com “Não”, “Mas” ou “Porém”. Começar a frase com uma dessas palavras provoca uma mensagem subliminar de que o que a pessoa disse está incorreto e que você está correto. Numa relação de poder de igual para igual, a conversa tende  a virar uma discussão  e numa relação de poder desigual,  a pessoa tende a se reprimir, o que resulta no mínimo em desmotivação.                      Dica de conduta: Ressaltar os pontos positivos do que acabou de ouvir causa uma abertura na comunicação, o que facilita acrescentar ou mesmo modificar o que foi dito.

6. Falar quando se está nervoso. O descontrole emocional faz com que por muitas vezes se pronuncie palavras inadequadas e isso é algo que um líder não pode se permitir, pois causa no liderado apatia, um estado de tristeza, raiva e ressentimento. O líder corre o risco de ficar taxado como uma pessoa emocionalmente instável, com baixa reputação. Dica de conduta: Em conversas difíceis conte até mil. O dito popular “contar até 10” cabe bem aqui. A grande aliada nessas horas é a respiração. Aprender a estabilizar a respiração estimula o sistema nervoso autônomo  parassimpático, responsável por  tranquilizar o organismo.

 7.  Negativismo. Incapacidade de dizer algo positivo ou reconhecer o valor de uma ideia que não seja sua. Cortar a ideia antes mesmo de acabar de ouvi-la. Dica de conduta: Aceitar que as pessoas tem tempos, percepções e formas de reagir e elaborar pensamentos diferentes do seu. Respeitar as singularidades.

  1. 8. Reter Informações. Forma de controle e manipulação. Reter informação como forma de auto valorização. – “Eu tenho essa informação e você não. Sou mais confiável que você.”  - Ao contrário do esperado pode causar desconfiança, suspeitas e medo.
  2. Dica de conduta: Ser claro e transparente nas informações.  Refletir sobre: que insegurança está alimentando esse comportamento?

  1. 9. Não Reconhecer. É um erro achar que feedback positivo causa acomodação. ë um erro achar que é saudável manter os liderados sempre sob uma tensão.

Dica de conduta: Dar crédito e elogiar aos que contribuíram traz um impacto positivo e portanto motivador. Perceba se você não tem o hábito de dar, nem de receber elogios e passe a faze-lo.  Com o tempo vai perceber o quanto mais leve ficam os relacionamentos, propiciando até um ambiente favorável a possíveis críticas construtivas.

Fonte inspiradora: 10 HÁBITOS QUE BLOQUEAN TU ÉXITO COMO LÍDER Texto de Pablo Tovar – www.pablotovar.com – Copie este documento!
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