Artes, negócios, diversão e comportamento.

Coaching, Coach e Coachee – Entenda!

Do desejo ao prazer de mudar!

Ouvir, falar e refletir sobre a eficácia do coaching é cada vez mais comum no ambiente corporativo. Após minha formação e certificação Internacional como Coach Executivo pelo Programa Net Profit,  defino aqui resumidamente o que é este processo:

…Coaching é um estilo de relação interacional que tem por objetivo o desenvolvimento do potencial humano. É uma relação de parceria e colaboração entre o coach e seu coachee, para que ambos, conectados em valores e crenças, convivam num processo de conversas relevantes. Durante a  conversação e a construção da relação, coach e coachee determinam objetivos e ações específicas para que o coachee obtenha resultados extraordinários.

Objetivo? Sim, e também subjetivo. Simples? Sim, e também complexo. Não vou entrar aqui em detalhes sobre as ferramentas do coaching; existem várias escolas e cada uma delas com suas dinâmicas e técnicas. Nós, da Teatrês  criamos o Teatro Coach, que é a prática de técnicas teatrais para educar corpo, emoção e linguagem visando melhores resultados para falar em público e para aprimorar habilidades de comunicação comportamental em  vendas, gestão e liderança. Entre as outras escolas Coaching destacamos: Operativo, Diretivo, Transformacional e a escola do Coaching Ontológico, esta minha referência principal, desenvolvida por Rafael Echeverria, coach, filósofo, pensador  e escritor chileno.

Baixe grátis nosso ebook “3 poderes da comunicação interacional em vendas”

Você já teve um coach e não sabia … 

De certa maneira, todos já tivemos na vida alguém que atuou como nosso coach, sem saber; pessoas que nos deram atenção, nos ouviram, nos ajudaram a encontrar soluções para problemas e alcançar mais e melhores resultados. Pai, mãe, irmãos, professores, colegas de escola, treinadores, chefes, cônjuges e até mesmo amigos, que com perguntas despretensiosas ou conselhos sérios, dicas e palpites nos fizeram refletir como evitar encrencas e descobrir recursos e habilidades que desconhecíamos em nós. A figura do coach é profissão cada vez mais reconhecida e que cresce exponencialmente. É um ofício que exige generosidade, inteligência racional e emocional, atitudes, habilidades e conhecimentos específicos. Hoje, onde houver a necessidade de analisar performance pessoal ou coletiva, planejar e definir ações e comprometer-se para alcançar resultados extraordinários, há a oportunidade de atuar com e como coach.

Abaixo quero apenas destacar uma estatística que acabo de receber de meu amigo Alexander Rodrigues, diretor da Academia Internacional de Coaching de Goiânia:

Pesquisa sobre coaching revela alto nível de ROI/Satisfação

Um estudo encomendado à Price Waterhouse Coopers pela International Coach Federation (ICF), maior entidade independente do setor criada para preservar a integridade da prática do coaching no mundo, revelou que 80% dos entrevistados aumentaram a autoestima, 73% melhoraram seus relacionamentos e 70% aumentaram o desempenho profissional após terem passado pelo processo. Uma maioria esmagadora, 82,7 % dos indivíduos que tiveram ajuda de coach profissional relatou estar “muito satisfeito” com a experiência de coaching e 96,2 % disseram que repetiriam a experiência. As empresas que usam ou usaram coaching profissional por motivos comerciais tiveram um retorno médio sobre o investimento sete vezes maior, de acordo com o Relatório Final do Estudo de Cliente Global de Coaching da ICF.

Pergunto: Está insatisfeito com seus resultados? Pense em ter o seu coach. Um processo básico inicial – programa Corporate Coaching tem a duração de 3 meses, com encontros de 1 hora e 15 minutos, uma vez por semana.

Se tiver interesse em saber mais sobre este processo ou conhecer o Teatro Coach da Teatrês, consulte-me sem compromisso. Mauro 11 9 9617 3637

 

Compartilhar

Deixe o seu comentário