Artes, negócios, diversão e comportamento.

A arte de storytelling e teatreinamento

Há doze anos a Teatrês cria e desenvolve histórias para treinamento corporativo, que hoje o “mercado de treinamento” chama de Storytelling. Por Mauro Henrique Toledo

Foto da peça corporativa Dr. Hamburger PhD, de Mauro Henrique Toledo e Alzira Andrade, escrita em 2005.

Leio em artigos especializados de T&D que o termo Storytelling em treinamento corporativo é a grande novidade do momento. Para nós da Teatrês não é nenhuma novidade. Desde 2001 fazemos treinamentos para empresas narrando histórias (storytellings), criando cenários, personagens e enredos que ilustram conteúdos corporativos para emocionar funcionários e auxiliar aprendizagens técnicas e comportamentais. Teatreinamento é o nome que damos a este processo especializado de narrativas com teatro e técnicas teatrais para o mundo corporativo. Vai, tudo bem, chamemos também de storytelling pra ficar na onda.

Junto ao processo de Teatreinamento criamos o método Business Evolution 12 Personagens que educa executivos na construção de narrativas para palestras e exposições públicas. São conceitos de dramaturgia teatral como as de criação-objetiva, conteúdo e contexto, argumentação e relevância, estruturação e roteiro e mais oito conceitos que facilitam e fixam o aprendizado para falar em público, indicado também para vendas, liderança e gestão. Estes conceitos-ferramentas ajudam a criar e desenvolver narrativas, sejam elas de reportagem (factuais), narrativas de ficção (histórias) ou explicativas (educativas formais e informais).

Nossos treinamentos utilizam técnicas de formação de atores que aprimoram comunicação comportamental direcionada para negócios. Em nossas práticas para falar em público fazemos improvisações, dinâmicas para criatividade e exercícios que desenvolvem e aprimoram corporalidade (voz, respiração e gestual expressivo), emocionalidade (estados de ânimo e emoções) e linguagem (conversação, diálogo e oratória moderna). A esse processo damos o nome de Teatro Coach, educando atitudes, habilidades e ações de alto impacto na performance executiva, seja no atendimento particular de profissionais (coach executivo), seja como Team Coach, orientação de equipes com a construção customizada de eventos teatreinamento ou processos de storytellings.

Esse meu texto explicativo quis expor de forma resumida nossa história evolutiva no serviço de treinamento com teatro neste competitivo mercado corporativo. Temos uma história (nossa storytelling) feita de várias histórias de sucesso com empresas que sempre acreditaram em nosso serviço de teatreinamento. Fica aqui nosso agradecimento especial aos personagens líderes de empresas parceiras que nos fizeram chegar até aqui com várias experiências de sucesso, através de histórias que não cabem neste post.

Compartilhar

Deixe o seu comentário