Artes, negócios, diversão e comportamento.

Por que fazer curso de teatro para executivos na Teatrês

Depois de 12 anos de teatro para executivos, lançamos o novo Curso Comunicação Business Teatrês. Segue um resumo dos objetivos de nossa proposta e do fortalecimento do nosso processo de educação executiva. Por Mauro Henrique Toledo

Quem é que não tem “dificuldades” de comunicação em relacionamentos pessoais e nos negócios? Para não enfiar a cabeça no buraco como avestruz assustada, é preciso encarar e superar essas “dificuldades”. E o quanto antes levantar a cabeça e partir para a ação de melhorar, melhor. Importante lembrar da Torre de Babel, metáfora da história bíblica das tantas tribos que não se conversam, que não se entendem e que por não se entenderem não conseguem alcançar o céu. Ou seja, sem comunicação e qualidade de conversação, sem compreender o outro, a outra, sem atitudes que gerem laços de respeito e confiança, sem entender que preconceitos criam abismos entre as pessoas,  sem saber relativizar passado, presente e futuro, sem autoconhecimento e aprendizagem reflexiva fica difícil agir para transformar-se e encontrar sentido para a existência pessoal e coletiva. Todas as capacidades citadas acima envolvem comunicação comportamental e podem ser aprendidas e aprimoradas. Quem não se der conta da importância dessas habilidades irá fazer da sua vida um verdadeiro inferno. E o que é pior: pensando que assim tem que ser e que não há saída.

Essencial é conhecer sua própria poesia, autoconhecer-se, auto-estimar-se, sem submeter-se, sem depreciar-se, dialogar sem resignar-se. Mais que falar, mais que ter razão em persuadir e influenciar, antes é fundamental saber ouvir, interpretar, refletir. E aí sim, agir-falar para coordenar fazeres operacionais e relacionais. Quanto antes livrar-se de preconceitos e julgamentos, mais facilidade para alegrar-se em aprender e empreender. Vivemos mudanças de mercado, tecnologias, estilos pessoais, movimentos sociais. Vivemos a necessidade da aprendizagem formal e informal, juntas, ao mesmo tempo. É preciso afinar a arte de conversação, de co-inspirar pessoas para saber o que conservar e como agir para mudar o que precisa ser mudado. Óbvio e certo que a diversidade multicultural vai continuar provocando conflitos, discussões, debates, incompreensões, desentendimentos. Mas, se temos o domínio da nossa comunicação pessoal, temos o poder de pensar-escolher-fazer o futuro melhor com outros, sejam amigos ou colegas de trabalho. O fato da diversidade deve ser visto como oportunidade de aprendizados, processos de enriquecimento, experiências criativas, potenciais geradoras de inovações. As várias possibilidades e oportunidades surgidas deste conviver na diversidade não deve e não pode ser “razão” para temer, fugir, se esconder em si mesmo; não pode tornar-se desculpa para fazer da conduta relacional um sofrimento, um mal-estar constante.

Os cursos de comunicação comportamental da Teatrês forma o comunicador-ator pela arte da conversação efetiva e afetiva, educando corpo, emoção e linguagem. Ensinar e aprender com técnicas teatrais, oratória moderna e conceitos de Arte-coaching Teatrês transforma o profissional num facilitador de processos de trabalho em equipe, com resultados em produtividade e qualidade de relação. As reflexões pessoais e coletivas surgidas das práticas do método Business Evolution ativam uma capacidade de interpretação diferenciada que estimulam ações realizadoras. Aprender com arte e técnicas teatrais aproxima o profissional do sentido de sua emoção, valorizando sua competência técnica e tornando-o confiante em receber contribuição dos outros. O processo Teatrês esclarece a negatividade da atitude hipócrita, conduta relacional que tem formado líderes estressados e estressantes pela carga de seu egoísmo e individualismo rasteiro. Na Teatrês buscamos orientar o profissional para ter um contato sadio consigo mesmo, atento à conversação inteligente com o outro, a outra. Um comunicador atuante em comunicação estratégica, ciente do valor do contato empático (com-tato), comprometido com padrões saudáveis de metas, comportamento e convivência, com respeito à sua coerência emocional e racional. 

O processo Teatrês de educação executiva Business Evolution com teatro, busca formar um profissional comunicador-ator que reflita aprendendo e aprenda refletindo, que se auto-analisa e adequa seus comportamentos para obter melhores resultados, que ensina pelas ações e exemplos, que sabe escolher e definir ações que o conduzam à auto-realização.

Uma pessoa e profissional que, por força de seu amor-próprio, alegria, dedicação, competência e determinação torna-se, apaixonadamente, o protagonista de sua própria história.

Compartilhar

Deixe o seu comentário