Artes, negócios, diversão e comportamento.

Você é inibido? Potencialize essa qualidade.

Todas as pessoas são capazes de fazer uma palestra surpreendente e eficaz. Por Alzira Andrade.

SIM, os introvertidos são capazes de fazer excelentes apresentações em público. Podem agir com extroversão, caso seja necessário, em seu trabalho, ou caso achem de vital importância para homenagear pessoas que amem ou em qualquer  outra ocasião.

COMO?

Conhecendo o instrumental do ator e colocando-o em prática, num trabalho de fora para dentro e de dentro para fora. Um bom ator  a partir do  texto, junta conteúdo teórico, o melhor gestual, a precisa tonalidade da voz, estuda sua posição no espaço, sua relação com o público.  Acrescenta sua percepção de mundo, sua observação do comportamento dos outros, seu autoconhecimento, sensibilidade, intuição, experiências … elementos essenciais na composição de uma personagem.

Não quero dizer que para falar em público criamos uma personagem distante de nós. Pelo contrário, buscamos em nós qualidades necessárias a melhor performance e somos surpreendidos por capacidades desconhecidas, abandonadas desde a infância. Uma pessoa  introvertida possui internamente um rico universo abastecido por suas competências na arte de ouvir,  observar, refletir e elaborar conteúdo. Todo esse potencial pode ser ativado e vir a tona através de exercícios teatrais.

Experimente-se, conheça-se mais profundamente, surpreenda-se com sua performance.

Dicas práticas para ativar a comunicação pessoal:

1-      Ao cruzar com qualquer pessoa, em casa, na rua, no elevador, na farmácia, no estacionamento, em qualquer lugar, NUNCA desvie o olhar. Olhe no olho e cumprimente com um leve sorriso.

2-      Exercite sua conversação com o porteiro, a faxineira, o manobrista, a caixa do supermercado, basta perguntar o nome e falar de futebol, ou da novela, ou perguntar se tem filhos, ou das qualidades do carro, dependendo de quem você está abordando.

3-      Cante em voz alta, mesmo que desafinado, dentro do carro, no banheiro, o importante é articular bem as palavras e ambientar-se com a sua voz. Cantar é sintoma de alegria.

Nova turma Teatro Coach para Falar ao Público [Intensivo 2 dias]- Clique Programação

Alzira Andrade é atriz, dramaturga, professora de comunicação com teatro e técnicas teatrais. É criadora-instrutora do Programa Teatro Coach para Falar ao Público e treinamentos com teatro da Teatres. 

Compartilhar

Deixe o seu comentário