Artes, negócios, diversão e comportamento.

O chão, amigo da saudável postura física.

Já parou pra pensar que nossa estrutura física começa nos pés? A planta dos pés no chão?
[By Alzira Andrade]

Tenho o hábito de observar o andar das pessoas nas ruas, ou exercitando-se no parque.  Segundo os especialistas médicos, o indivíduo deve manter um exercício físico regular com frequência, mas é muito importante observar o ritmo e a qualidade de execução dos exercícios.

Embora teoricamente o indivíduo saiba disso, muitas vezes os exercícios não são executados de forma adequada e nem mesmo certos fatores essenciais para o bom desempenho deles são percebidos. Geralmente, o alinhamento postural fica totalmente comprometido pela forma com que o indivíduo usa o chão para andar. A forma em que pisa no chão altera a estrutura do corpo, que compensa as ausências de apoios corretos exigindo em excesso de partes como a cervical, lombar, articulação coxo-femoral e joelhos. Fazer regularmente exercícios físicos pode causar lesões que levam a incômodas dores se o indivíduo não perceber e não tiver consciência de:

  1. 1 -  Distribuir o peso do corpo, de maneira equilibrada nos três pontos que se conectam e formam um triângulo na sola do pé (meio do calcanhar, metatarsos logo abaixo do dedinho e do dedão-planta do pé);
  2. 2 – Alinhar a postura corretamente, ajustando as partes da coluna vertebral, usando corretamente o centro da gravidade, sem projetar as costelas;
  3. 3 – Ampliar o ritmo da respiração para que os bloqueios emocionais sejam liberados;
  4. 4 – Harmonizar os movimentos de coordenação dos braços com os das pernas.
  5. Esses conhecimentos básicos podem ser aprendidos por qualquer mortal. Para tomar consciência do  próprio movimento do seu corpo e sua relação com o mundo exterior, não é preciso ser nenhum bailarino ou ator.

A consciência de usar o chão como apoio de forma a gastar menos energia para se movimentar, pode ser aprendida e se aplicada no dia a dia, traz gradativamente mais disposição e transformações maravilhosas na postura e na presença.

Compartilhar

Deixe o seu comentário