Artes, negócios, diversão e comportamento.

Teatro Coach e desenvolvimento humano nas empresas

Alzira Andrade, fundadora da Teatrês escreve sobre como as ações com teatro da Teatrês tem se tornado úteis ao RH nas estratégias de desenvolvimento e retenção de talentos.

Como diretora da Teatrês há mais de quatorze anos tenho acompanhado e participado de centenas de eventos corporativos com intervenções, improvisações e cenas teatrais para treinamentos de muito sucesso. Por que o nosso trabalho com teatro coach nas empresas responde tão bem aos objetivos almejados pela liderança das corporações?

Porque teatro, bem feito, ainda é a forma mais direta de se fixar um conteúdo ou despertar reflexões que levam a comportamentos engajados e eficazes. A força está nas diversas formas que o teatro dispõe para alcançar a empatia com o público. O lúdico desarma as defesas e assim a aprendizagem acontece em “campo relaxado”. A pessoa relaxa e assim consegue acessar seus melhores recursos e percepções que registram as sensações. O conteúdo transmitido no texto teatral e pelos atores é assimilado com mais facilidade porque vem envolto em humor, descontração, clareza, carisma e simpatia, o que dá a quem assiste a sensação de leveza, ao mesmo tempo desperta o interesse e aderência de todos ao valor da aprendizagem.

Através do lúdico, o racional que preferencialmente dominante no ambiente corporativo, recebe ajuda do emocional positivo. Isso faz muita diferença.  

Normalmente, num ambiente de trabalho tenso e negativo as pessoas tentam esconder ou disfarçar emoções. Devido à pressão e às exigências por resultados, inúmeras vezes, o que escapa e vem a tona são as emoções mais negativas. O que aparece é o mau humor, o nervosismo, a agressividade ou na melhor das hipóteses a omissão e o isolamento. Isso é estresse em altíssima dose.

Ciente do grande empenho e investimento que as empresas tem feito sobre o seu capital humano, estamos certos que um caminho saudável, prazeroso, divertido e extremamente eficaz para melhorar e aprimorar a comunicação comportamental é a atividade teatral através do nosso programa Teatro Coach. São programas que podem ser aplicados com exclusividade para aprendizagem técnica e comportamental através da construção de peças teatrais customizadas e também através da prática de dinâmicas teatrais que aprimoram a comunicação comportamental, recursos imprescindíveis para alavancar a comunicação pessoal e relacional para melhor desempenho das equipes no alcance de metas e resultados.

Compartilhar

Deixe o seu comentário