Artes, negócios, diversão e comportamento.

A competência da gratidão!

Como a atitude de agradecer pode nos ajudar a viver e sentir mais e melhor! [By Mauro Henrique Toledo]

Às vezes vivemos momentos difíceis, quando não podemos escolher o que nos acontece. Mas sempre é possível escolher uma atitude como resposta a esses momentos difíceis. E a gratidão é o desenvolvimento desta atitude. Ser grato é parar e apreciar o que temos de bom em nossas vidas. A gratidão nos faz fortes. Quando somos gratos é difícil ser pessimista ou ficar reclamando, sentindo-se vítima das situações.

Em hebraico “gratidão” significa “apreciar o que é bom”. É também saber apreciar coisas boas que outras pessoas fizeram por nós. Desenvolver a gratidão requer observar nossa história e lembrar daqueles que nos apoiaram e apóiam. Ser grato a um amigo que abdicou de seus compromissos para nos ajudar, ou que ficou ao nosso lado para nos ouvir. Essas são simples provas de reconhecimento e apreço, provas de que somos importantes para outros.

Ser grato é escolha consciente de olhar para o que temos, em vez de dar importância exagerada ao que nos falta. Se temos um copo com água pela metade, a gratidão nos faz ver o copo meio cheio e não meio vazio. Desenvolver a gratidão é dedicar breves minutos do dia no apreciar o que temos de bom na vida. E ao tomar consciência das coisas boas, falar em voz alta, verbalizando para nós e para o universo pelo que somos agradecidos.

Agradecer por coisas simples como ler um bom livro; ter um computador, uma cadeira, grato ao professor por uma excelente aula; grato ao amigo pela agradável conversa. Um agradecimento à sua amada pela mesa posta no café da manhã, pela toalha limpa, pela escolha do filme ou pelo passeio no domingo. A gratidão ao colega que nos passou uma informação importante e pelo bom humor que mantêm saudável o ambiente de trabalho.

Em vez de votos de felicidade, coisa ambígua, indeterminada, desejo votos de olhar a vida com agradecimento. Cultivar gratidão é sentir melhor os efêmeros e simples momentos de felicidade. É ser grato ao universo pelas maravilhas que me cercam; pela transformação constante de minha natureza humana imperfeita; pelo milagre de existir e interagir; Agradecer sempre para atrair gentileza e positivismo. E grato por saber escrever esse texto, por você saber ler e deixar seu comentário, se assim você escolher. Se não, mesmo assim, muito grato.

NOVA TURMA TEATRO COACH FALAR AO PÚBLICO [Intensivo fim de semana] – CLIQUE E SAIBA MAIS

Obs.: Esse texto foi livremente co-inspirado nas reflexões do amigo consultor espanhol Pablo Tovar, a quem sou grato por ensinar-me a refletir sobre o valor da gratidão.

Compartilhar

Deixe o seu comentário

Comentários

  1. Alexandre: Em 11 de janeiro de 2012 às 14:25

    Agradeço-lhe pela grande leitura. Abração