Artes, negócios, diversão e comportamento.

O que é “ser objetivo”?

Não é apenas saber o que se quer: é saber o que fazer para chegar lá. É preciso levar em conta as vantagens, os percalços e todos os recursos necessários para alcançar o seu objetivo.


Ser objetivo é saber o que se quer e aonde se quer chegar. Saber o que se quer implica num desejo: no desejo de sair do estado em que se está e chegar a outro estado. A trajetória que leva à realização do desejo passa pela imaginação, por imaginar como deverá ser quando se atingir o estado desejado. Há que se imaginar, por exemplo, as vantagens e desvantagens que uma mudança vai acarretar.

Portanto, ser objetivo é comprometer-se a transformar o desejo em realidade. Como? Utilizando a imaginação, pesando prós e contras, criando perspectivas e escolhendo atitudes, comportamentos e ações que promovam as mudanças necessárias para alcançar o objetivo definido.

E os objetivos da empresa, como definir? Objetivos são resultados quantitativos e qualitativos que a empresa precisa alcançar em prazo determinado, no contexto de seu ambiente, para cumprir sua missão.

Por que definir esses objetivos é tão importante? Porque o sucesso e o fracasso de uma empresa depende de quanto a organização aproveita bem a energia e o talento de seu pessoal. As pessoas precisam ter a consciência de que estão caminhando em uma mesma direção, motivadas por um denominador comum que as aproximem. E esse denominador comum são os objetivos: quanto mais claros e transparentes, melhor.

O experiente professor Raimar Richers, fundador  da Escola de Administração de Empresas da FGV-SP, desenvolveu três perguntas essenciais na hora de definir os objetivos de sua empresa:

    • - Onde se situa a empresa hoje, e para onde vamos encaminhá-la no futuro?
    • - O que podemos esperar como resultados, ao agir desta ou daquela forma?
    • - O que deve representar a empresa atualmente e dentro de futuro previsível, para seus proprietários, seus públicos-alvo e para a sociedade a que pertence?

 

Se você conseguir responder facilmente às três perguntas, já estará no caminho da objetividade. Nos próximos posts, você vai acompanhar um monte de dicas sobre como se tornar uma pessoa mais objetiva. Fique ligado!

Compartilhar

Deixe o seu comentário

Comentários

  1. vanuza aparecida r carneiro: Em 12 de fevereiro de 2014 às 12:26

    muito bom quero mas dicas