Artes, negócios, diversão e comportamento.

Características e caráter do orador líder!

Valores e qualidades que motivam, movem e comovem pessoas! Por Mauro Henrique Toledo

Tenho como lema do bom orador:  “O que serve é útil; o que é útil é bom; o que é bom conduz à felicidade”. A palavra “generosidade” tem sua origem em “gen”, de gerar, de gênesis. Quanto mais generosamente nos colocamos à serviço de compartilhar nossos conhecimentos e habilidades, mais criativos e melhores seres humanos nos tornamos.

Porém, habilidades e conhecimento nada são sem a atitude de querer servir. Obviamente que o”valor de servir” pode ter dois pesos. Uma pessoa pode servir para “ganhar dinheiro de imediato”, sem levar em consideração a ética e o futuro dos relacionamentos; e para este tipo lembro-me do ditado popular “por fora, bela viola, por dentro, pão bolorento”. Outra pessoa pode querer servir com ética e responsabilidade, gerando “reputação e credibilidade” e assim angariar a confiança dos que tem esses valores, gerando para o futuro, negócios de qualidade.

Como cidadãos que buscam um mundo melhor para nossos filhos e netos,  devemos aprender a enxergar além das palavras. Ainda mais importante que falar, devemos aprender a ouvir os comportamentos que se mostram através das palavras, olhar, postura, comportamento e exemplos, para separar o joio do trigo, no aspecto caráter. E feito isso, a vida e suas relações interpessoais passam a ser fruto da escolha, do livre arbítrio, como o karma das ações, onde aqui se colhe-se o que aqui se planta.

Tecnicamente, como oradores, nossa missão é criar o interesse no que falamos, para chamar a atenção, e através da construção de um raciocínio inteligente, ganhar aceitação e após isso, gerar a adesão à nossa causa. Isso é ser persuasivo tecnicamente, mas não basta. Do outro lado existem pessoas que tem coração, sentimentos, e é ao coração que devemos falar.

E para isso, somente nossa fé e convicção de que “servimos” valores éticos e construtivos para a humanidade é que nos farão brilhar em carisma, entusiasmo e assim comover, ou seja, mover o outro na emoção de querer caminhar ao nosso lado rumo aos valores generosos e criativos da “felicidade”.

Fotos

Compartilhar

Deixe o seu comentário