Artes, negócios, diversão e comportamento.

Co-fiando o tapete da com-fiança!

O belo e real tapete da confiança nas relações ou varrendo as sujeiras para debaixo do tapete. Por Mauro Henrique Toledo

Em algum local do ciberespaço definiram Confiança (palavra e comportamento) como o ato de “fiar” junto. Bela imagem! Como se as pessoas estivessem a tecer belo tapete e “fiassem” (os fios) em grupo; co-fiar, com-fiar, fiar juntos. Faço desta analogia a fiação deste post.

Quando há novo relacionamento vai-se tecer a trama que envolve o “eu”, a “outra pessoa” e um terceiro aspecto: a relação que se estabelece entre dois. Esta relação pode ser construída cuidando de se co-fiar o belo tapete da relação, de se cuidar da beleza do tapete a ser construído. Ou, para o pior dos mundos, dane-se o tapete, coisa comum de acontecer quando os fios da comunicação não tem qualidade, quando não há confiança.

Pessoas que criam confiança são abertas, valorizam opiniões diferentes e entendem o debate como aprendizado. Tem confiança em seus pontos de vista e os aceitam como referências que podem ser re-vistas de outros ângulos. Pessoas que criam confiança são receptivas à história “do outro”, novos pontos de vista. Compreendem que deste encontro nasce terceira história, fia-se novo tapete de relações a dois.

Para se criar confiança uma das competências é saber transmitir informações e ideias de maneira clara, auxiliando pessoas ou grupos a compreenderem e assimilarem a mensagem. Cria confiança quem cuida do processo de comunicar com qualidade. Cria confiança quem entende que comunicar envolve:

1 – Quem comunica

2 – O que comunica

3 – A quem comunica

4 – E de que forma comunica

A analogia com a fiação do tapete, liberdade poética, é que podemos fiar um tapete voador a viajar pelas maravilhas do mundo do aprendizado e trocas enriquecedoras. Ou podemos fiar um tapete chinfrin para debaixo do qual varremos mentiras, preconceitos e maledicências. Cabe a cada um escolher sobre que tapete viver e co-fiar a vida das relações.

Saber mais sobre ciberespaço

Fotos

Compartilhar

Deixe o seu comentário